sexta-feira, 18 de junho de 2010


Seara da Ciência

Objetivo
Mostrar que o bicarbonato de sódio (NaHCO3(s)) na presença de água reage com ácido liberando CO2(g) no estômago.

Descrição
É bastante conhecida de todos a efervescência característica de antiácidos estomacais, quando são postos em um copo de água. Certamente é freqüente a interrogação quanto ao gás desprendido em tal situação.
O experimento consistirá no procedimento corriqueiro de dissolver o antiácido, porém o gás desprendido será aprisionado em uma luva cirúrgica, inflando-a, ganhando a forma de uma mão.

Material
Comprimido efervescente.
Luva cirúrgica.
Béquer de 300 ml.
200 ml de água.

Procedimento
Para iniciar o experimento, introduza o comprimido na luva. Em seguida, encaixe a abertura da mesma nas bordas do béquer com água, de modo que fique vedado, tomando o cuidado de evitar que o comprimido caia durante o encaixe. Finalmente, faça com que o mesmo entre em contato com a água, o que dará início à efervescência; fazendo a luva assumir a forma de uma mão espalmada.

Análise
Os antiácidos estomacais, que neutralizam o excesso de ácido clorídrico (HCl(aq)) do suco gástrico, têm em sua constituição , entre outros compostos, bicarbonato de sódio (NaHCO3(s)), que em meio aquoso reage com ácidos liberando CO2(g), provocando a efervescência:
NaHCO3(s) + H2O(aq) --> NaOH(aq)+ + H2O(l) + CO2(g)
Além dessa importante aplicação, o bicarbonato de sódio faz parte da constituição de fermentos para a fabricação de pães, já que libera CO2(g), sob aquecimento, provocando o inchaço da massa. Também é usad no fabrico de extintores, pelos mesmos motivos expostos anteriormente, liberação de CO2(g).

Conclusão
Utilizamos um copo, colocamos 300 ml de água, um comprimido (aspirina) e utilizamos uma luva cirúrgica. Colocamos a água no copo, depois colocamos o comprimido dentro da luva e tampamos a boca do copo com a luva, após tamparmos o copo com a luva, jogamos o comprimido na água e em alguns segundos a luva foi levantando. O objetivo era fazer a luva subir com o gás do comprimido, então, o comprimido ao ser misturado com a água fez com que se dissolvesse e com o gás da ferveção do comprimido ajudou com que a luva levantasse.